Como pintar a área externa com certeza é uma dúvida para muitas pessoas que desejam reformar suas casas. Inicialmente, pode inicialmente parecer uma tarefa complicada. Porém, ao contrário do que alguns pensam, não é nenhum bicho de sete cabeças.
Para te ajudar nessa etapa, resolvemos preparar alguns truques de como pintar a área externa de sua residência de maneira prática.
Antes de mais nada, lembre-se de definir a reforma em períodos do ano não chuvosos para não atrapalhar os trabalhos.
No Brasil, os meses que compõem o outono são ideais, principalmente porque praticamente não chove na maioria dos estados. Veja abaixo os truques para pintura de área externa de casas que você precisa conhecer!
Você vai querer uma semana seca e ensolarada antes de começar seu trabalho de pintura.
A umidade é o pior inimigo de um pintor. Revestimentos de madeira encharcados ou fundações de concreto farão com que a tinta borbulhe e rache apenas alguns meses após uma nova aplicação. Poupe a frustração (e o custo) de repintar esperando até que todas as superfícies estejam livres de umidade.
Pintores profissionais carregam medidores de umidade e não colocam um pincel em um pedaço de madeira com teor de umidade superior a 12%.
Você pode comprar um medidor – ou apenas manter o controle do tempo. Espere até que a previsão seja de céu claro e noites quentes pelo menos na próxima semana. A chuva pode lavar a tinta látex fresca, e temperaturas abaixo de 10ºC podem dificultar a aderência da tinta à superfície e a cura adequada.
O primeiro passo em um projeto de pintura externa é remover toda a tinta velha rachada, borbulhante e de outra forma desagradável . Se sua casa foi construída antes de 1978, há uma boa chance de que pelo menos uma de suas muitas camadas de tinta contenha chumbo, uma neurotoxina conhecida que pode prejudicar seriamente a função e o desenvolvimento do cérebro, especialmente em crianças.
Se houver resquícios de chumbo, você precisará tomar precauções especiais ao raspar a tinta velha e danificada. A melhor solução é chamar um profissional qualificado.
Mesmo se você não estiver lidando com tinta que contenha chumbo, você ainda vai querer minimizar a bagunça e evitar a inalação de pó de tinta. Compre um bom respirador de pintura para poder respirar com facilidade. Em seguida, invista em alguns panos de lona para quedas como os que os profissionais usam. Ao contrário das versões baratas de plástico, elas não rasgam e você pode reutilizá-las várias vezes. Coloque os panos abaixo de sua área de trabalho e coloque-os sobre arbustos e outros paisagismo para proteger o paisagismo da queda de lascas de tinta.
Conserte todas as seções quebradas ou rachadas em seu exterior, para que elas não voltem para assombrá-lo mais tarde.
Pintar o exterior de sua casa pode ser um processo meticulosamente lento, mas dá a você a oportunidade de inspecionar sua casa de perto. Enquanto você está raspando a guarnição por horas, preste atenção ao estado das ripas de madeira, parapeitos das janelas e persianas. Se você encontrar alguma seção quebrada, rachada ou apodrecida, conserte-a agora para que ela não volte para assombrá-lo mais tarde.
Se um pedaço de madeira estiver apodrecido, ele precisa ser removido e substituído. Mas se houver apenas algumas rachaduras ou buracos, remenda-os usando um composto de remendo externo de nível profissional. Nenhuma mistura é necessária; apenas espalhe a massa maleável diretamente na área do problema; alise-o na direção oposta, deixe secar e depois lixe a superfície lisa. O lixamento grosseiro das bordas do próprio furo ajudará o composto a aderir.
Para garantir um acabamento perfeitamente liso, considere lixar todas as superfícies de madeira. Sabemos que é uma dor enorme, mas pelo menos você pode alugar ou emprestar uma lixadeira elétrica para cobrir mais área de superfície em menos tempo. Preste atenção aos locais onde a madeira nua encontra a pintura existente. Use uma lixa fina para realmente tornar essas transições perfeitas.
Se você estiver usando uma lavadora de alta pressão para limpar sua casa, seja gentil se tiver madeira mais velha.
Lembra quando lhe dissemos que é extremamente importante pintar em uma superfície livre de umidade? Esqueça isso por um segundo. Depois de tirar a tinta velha e consertar o tapume quebrado, você precisa atacar outra praga feia de casas antigas: mofo e bolor. E a melhor maneira de fazer isso é com uma esfoliação antiquada e enxágue.
Mofo, bolor e outros fungos podem se infiltrar profundamente nas fibras de madeira, muito além do alcance de um raspador ou lixadeira. A melhor arma é misturar uma solução diluída de 1 xícara de alvejante e fosfato trissódico para 7,5 litros de água. Use um borrifador para borrifar as áreas problemáticas e esfregue profundamente com uma escova de cerdas duras.
Deixe a solução de alvejante fazer seu trabalho por algumas horas antes de enxaguar suavemente toda a casa para remover poeira e restos de tinta. É tentador usar uma lavadora de alta pressão , mas essa conveniência pode ter um preço – jatos de água de alta potência podem arrancar madeiras mais macias. Em caso de dúvida, experimente uma mangueira de jardim comum, OK?
Agora você pode se lembrar do nosso conselho de umidade. Aguarde alguns dias ensolarados após o enxágue antes de prosseguir com o projeto de pintura.
O primer sela qualquer umidade restante e fornece uma superfície lisa e limpa para que a camada superior de tinta grude como cola.
Em um grande projeto de pintura, aplicar uma camada de primer pode parecer extremamente desnecessário. Mas o primer provavelmente será a diferença entre uma pintura externa de 5 anos e uma de 25 anos. Primer tem duas funções principais: Sela qualquer umidade remanescente (o que evita o mofo) e fornece uma superfície lisa e limpa para que o acabamento da tinta grude como cola. Se você tiver a sorte de começar com uma superfície pintada perfeitamente lisa e limpa, o primer não é necessário, mas poucos de nós têm tanta sorte.
Antes de aplicar o primer, você precisa mascarar janelas, calhas e quaisquer outras superfícies não pintadas com fita crepe. Em seguida, espalhe o primer com um pulverizador ou rolo e continue com um pincel para trabalhar em cantos de difícil acesso. Falaremos mais adiante sobre os prós e contras do uso de pincéis, rolos e pulverizadores.
E quanto ao primer à base de óleo versus látex? Pintores profissionais preferem primers e tintas de látex porque são à base de água e limpam facilmente [fonte: Dawson]. Mas alguns escolhem primers à base de óleo que penetram profundamente nas superfícies da madeira [fonte: Lernley].
Precisa de duas demãos de primer? Novamente, quanto mais lisa a superfície de pintura, mais bonita será a pintura final, mas você precisa considerar quanto tempo e dinheiro deseja investir neste projeto.
A calafetagem deve ser aplicada após a aplicação do primer.
A calafetagem é um daqueles truques profissionais que podem realmente aumentar a longevidade do seu projeto de pintura externa. A calafetagem é uma substância semelhante a cola que sela rachaduras e costuras, como aquelas entre o revestimento e as janelas, ou o revestimento e a guarnição de sua casa.
O inimigo, como sempre, é a água, que pode penetrar nessas costuras e fazer com que sua nova pintura rache e borbulhe. A calafetagem é diferente de remendar, porque você precisará calafetar até mesmo as áreas não danificadas onde a água pode vazar.
A calafetagem deve ser aplicada após a fase de primer de um projeto de pintura externa. Os especialistas recomendam o uso de calafetagem acrílica siliconizada porque a tinta gruda nela [fonte: Hurst-Wajszczuk].
Se você estiver calafetando uma área entre dois tipos diferentes de superfícies – madeira e concreto, ou concreto e metal – procure por calafetagem compatível com ambos os materiais. Não tente calafetar rachaduras entre as ripas, no entanto. O ar úmido de dentro da casa precisa de uma maneira de escapar [fonte: Barhnart et al].
Para aplicar calafetagem, você precisa de uma pistola de calafetagem, que é um aplicador de metal barato. Aplique uma linha grossa de calafetagem sobre a costura e passe o dedo indicador sobre ela para criar uma vedação lisa e plana. Se a costura for muito larga, talvez seja necessário comprar uma haste de apoio, um tubo de espuma que você insere na costura antes de aplicar a calafetagem [fonte: Truini].
Tinta de boa qualidade vale a pena.
Como consumidor, nem sempre está claro se um produto mais caro é necessariamente um produto melhor. Os nomes das marcas geralmente custam mais do que os genéricos, embora possam conter exatamente os mesmos ingredientes.
No entanto, com a tinta , os especialistas concordam que você recebe o que paga: as tintas mais caras têm mais pigmentos, dando-lhes uma cor mais profunda, rica e duradoura do que as alternativas mais baratas. Ao orçar seu projeto de pintura externa, planeje comprar a melhor qualidade possível [fonte: Truini].
A tinta látex acrílica é quase sempre uma escolha melhor do que o óleo. O látex não emite muitos compostos orgânicos voláteis (VOCs), que são ruins para o meio ambiente e difíceis para o nariz. Permanece flexível ao longo do tempo, o que significa menos rachaduras do que a tinta à base de óleo e seca mais rápido também. Você pode limpar com água e sabão em vez de diluente. E, finalmente, você pode pintar látex sobre qualquer tipo de primer ou tinta existente, algo que o óleo não pode manipular [fonte: Hurst-Wajszczuk].
Existem duas situações específicas de pintura em que o óleo vence o látex:
Pincel ou rolo? Ambos têm seu lugar no mundo da pintura de casas.
Depois de dias – até semanas! – do trabalho de preparação, você está finalmente pronto para começar a trabalhar. Você escolheu a cor perfeita, gastou muito dinheiro em galões e galões de tinta de qualidade, e agora a única pergunta que resta é: como você coloca essas coisas nas paredes? Você escova, rola ou pulveriza?
Para os profissionais, a resposta é “todas as opções acima”. Cada método de aplicação de tinta tem seus prós e contras:
Se você se sentir confiante com um pulverizador de tinta, use o pulverizador primeiro para jatear uma área grande e, em seguida, use um pincel para garantir uma cobertura suave e uniforme.
A sombra é boa ao pintar uma casa.
Pintores são como fazendeiros: eles amam o sol, a menos que precisem de chuva, e amam a chuva, a menos que precisem de sol. O clima ensolarado e quente é ótimo para evaporar a umidade da madeira, mas muito sol causa estragos com um trabalho de pintura em andamento.
Aqui está o problema. Quando você está pintando uma grande superfície, como a parede externa de uma casa, você tem que trabalhar em seções, movendo a escada e soltando panos à medida que avança. Se o sol estiver brilhando diretamente na parede, a tinta secará mais rápido do que você pode mover seu equipamento. Quando você aplica tinta molhada sobre tinta seca , acaba criando marcas de volta escuras onde as seções se sobrepõem. O resultado é uma cor irregular e manchada.
Idealmente, você deve cronometrar seu trabalho de pintura para estar sempre pintando ativamente no lado sombrio da casa. Se isso não for possível, tente pintar em um dia nublado – mas não chuvoso!
Pintar a casa requer uma certa técnica e finesa para parecer profissional.
Há mais na pintura do que apenas colocar a cor na parede. Como a maioria das coisas, uma certa técnica está envolvida. Primeiro, comece o trabalho de pintura externa do topo da casa e vá descendo (afinal, é mais difícil pingar).
Se estiver usando uma escova , mergulhe cerca de 5 centímetros de cerdas na lata e sacuda o excesso batendo a escova nas laterais do recipiente. Coloque a tinta grossa, indo e voltando rapidamente cerca de duas ou três vezes. Recarregue a tinta e repita até cobrir cerca de 0,3 a 0,4 metros quadrados. Por fim, alise seu trabalho com o pincel (desta vez, sem adicionar tinta extra). Use traços longos e trabalhe da área não pintada para a área pintada.
Para rolos , mergulhe o rolo em um balde de 19 litros e sacuda o excesso em uma tela de rolo, uma grade de metal que pode ser pendurada no balde. Usando pressão moderada, role a tinta na superfície, recarregando quando a tinta não fluir mais facilmente. Cubra 0,3 a 0,4 metros quadrado. Continue com o pincel e pinte as fendas e o tapume.
Se você estiver pintando revestimentos sobrepostos, pinte a borda inferior antes de trabalhar na superfície ampla. Para minimizar as marcas de volta, pinte uma seção de quatro ou cinco tábuas antes que a tinta tenha a chance de secar.
Conhece alguém que também vai gostar desses truques? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.