Um quintal cheio de flores desabrochando, ervas perfumadas e vegetais comestíveis pode parecer fora de seu alcance.

 

Mas manter um jardim próspero é mais fácil do que você pensa – mesmo que você não tenha muita experiência. Com um pouco de pesquisa e planejamento, e a atitude certa, você pode passar de iniciante a jardineiro mestre em apenas algumas semanas.

1 - Conheça o seu espaço

Antes de começar a encher seu quintal com plantas, você precisa saber quais áreas são melhores para o plantio. Descubra quais pontos recebem sol e sombra ao longo do dia e preste atenção em onde o escoamento da água se acumula durante as tempestades. Se você deseja plantar vegetais, árvores, arbustos ornamentais ou flores, você precisa saber quais partes do seu quintal são mais adequadas para diferentes plantas.

2 - Escolha as plantas certas

Depois de conhecer seu quintal e o clima da sua região – isso o ajudará a procurar plantas que prosperam em seu clima (e impedirá que você gaste dinheiro em uma planta que morrerá no clima da sua região).

 

Em seguida, pense em que tipo de esforço você deseja colocar em seu jardim e qual deseja que seja o resultado final: você quer um jardim de rosas digno de revista que exija atenção constante? Um quintal cheio de plantas perenes que você pode plantar e esquecer? Arbustos cuidadosamente moldados que levam anos para serem preenchidos? Peça conselhos aos seus vizinhos, aos donos de viveiros locais e aos jardineiros próximos também.

3 - Fique atento a pragas e outros problemas

Depois de ter suas plantas no solo, esteja ciente de pragas ou doenças que podem tentar desfazer todo o seu trabalho duro. Você pode evitar pragas com o plantio de companheiros – plantas emparelhadas que ajudam a afastar os piores inimigos umas das outras – ou usando métodos naturais como água para deter pulgões ou cerveja para capturar lesmas. 

 

Para ajudar suas plantas a combater doenças, certifique-se de que elas recebam luz solar suficiente, sejam plantadas em solo bem drenado e não fiquem amontoadas umas com as outras.

4 - Recrute sua família

Cultivar um jardim pode ser um trabalho em que toda a família trabalha em conjunto, desde cavar e plantar até regar e capinar. Leve as crianças a bordo durante os longos e preguiçosos dias de verão – isso os tirará de casa e também os ensinará muito sobre natureza, ecossistemas e cultura alimentar – e torne isso divertido para eles, dando-lhes ferramentas para crianças e incorporando plantas eles vão adorar, como morangos, margaridas e girassóis.

5 - Apreciar!

Mesmo o jardim de um iniciante pode ser muito trabalhoso, então certifique-se de dedicar bastante tempo para apreciar os frutos de seus esforços – sejam as flores rosa brilhantes de uma azaleia, manjericão perfumado de seu jardim de ervas ou frutas como o morango ou arbustos de mirtilo. 

 

Comece pequeno e trabalhe em jardins mais elaborados, e certifique-se de tirar fotos todos os anos para que você possa ver o progresso do seu jardim de estação para estação.

Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.