A preocupação com as maneiras de reutilizar água em casa vai muito além da necessidade de economizar com as contas que chegam no final de todos os meses. O reaproveitamento desse bem precioso é fundamental diante das crises hídricas que temos enfrentado nos últimos anos e que estão se tornando cada vez mais frequentes.
Apesar de vivermos em um planeta com muita água, apenas 0,007% dela pode ser consumida pelo homem. Além da quantidade de água potável disponível ser pequena, o seu consumo tem aumentado muito nos últimos anos. De acordo com matéria da Exame, entre 1900 e 2000, a população mundial cresceu 3,6 vezes, ao mesmo tempo em que o consumo de água aumentou 10 vezes.
Grande parte do consumo de água está concentrada nas atividades agrícolas e industriais. Contudo, o seu uso pelas residências também representa um impacto significativo, de forma que, com medidas simples adotadas em nosso cotidiano, podemos colaborar com a preservação desse recurso vital.
Por isso, vamos ver, neste post, maneiras de reciclar a água para o seu jardim, que, além de simples e práticas, vão ajudar você a reduzir seu consumo e colaborar com o meio ambiente. Confira!
Você sabe quanta água rola do seu telhado quando chove? Provavelmente é mais do que você pensa. Uma boa estimativa é meio galão de água por metro quadrado de telhado durante uma chuva. São 1.893 litros de água em um telhado de 92,9 metros quadrados!
Você pode facilmente desviar essa água para o seu jardim ao ar livre, principalmente se sua casa estiver equipada com um sistema de calha. São apenas cinco passos simples:
1. Primeiro, você precisará de um grande recipiente, conhecido como barril de chuva, para capturar a água canalizada pelas calhas. Tambores de plástico de grau alimentício de 208 litros funcionam muito bem porque nunca são usados para armazenar produtos químicos agressivos e não apodrecem ou enferrujam. As paredes devem ser opacas, pois vasos claros ou translúcidos podem favorecer o crescimento de algas. Antes de usar seu barril de chuva, limpe o interior com uma solução de 1/8 xícara de água sanitária e 19 litros de água.
2. Em seguida, você vai querer instalar uma torneira. Não o coloque no fundo do recipiente onde os detritos depositados possam obstruir o fluxo. Em vez disso, faça um furo de 15/16 polegadas (2,4 centímetros) alguns centímetros acima do fundo e rosqueie-o com uma torneira de 3/4 polegadas (1,9 centímetros) semelhante às encontradas na parede externa de uma casa.
3. Agora construa uma plataforma para o barril de chuva. Isso lhe dá alguma folga para encher os regadores e fornece mais pressão de água para empurrar a água através de uma mangueira. Use algo forte para construir essa base, pois208 litros de água pesam quase 226,8 kg. Blocos de concreto funcionam bem.
4. Uma vez que a plataforma esteja no lugar, você pode ligar a calha ao barril de chuva. Marque a calha 30 ou 60 cm acima do topo do tambor enquanto ele repousa sobre sua base elevada. Corte a calha com uma serra ou tesoura e conecte-a ao recipiente com um tubo de plástico flexível conhecido como extensor de calha. A extremidade inferior deste tubo deve se encaixar firmemente no barril para evitar que os mosquitos entrem e ponham ovos.
5. Por fim, faça um pequeno furo próximo ao topo do recipiente para drenar o excesso de água e evitar o transbordamento. Você pode conectar esta abertura a uma mangueira e desviar o excesso de água para o seu jardim ou para um barril de chuva adicional. Coloque uma tela sobre o buraco para manter os mosquitos fora.
Água cinza: não soa exatamente como uma bebida deliciosa e refrescante para um dia quente de verão. Isso porque o termo se refere à água turva e morna usada para fins como lavar louça, tomar banho e lavar roupa. A água cinza é mais limpa e segura do que a água preta, que é a água que sai do seu banheiro, porque normalmente não contém matéria fecal – graças a Deus. E embora nenhum deles deva ser usado para beber água, a água cinza pode ter alguns usos benéficos em seu jardim.
Você pode coletar água cinza de pias e chuveiros, mas o lugar mais fácil para obtê-la é na máquina de lavar. Este aparelho está equipado com uma bomba que normalmente transporta a água usada para o cano de esgoto.
Mas com um pouco de criatividade você pode desviar essa drenagem para o seu jardim. A primeira coisa que você vai querer fazer é instalar uma válvula de três vias na extremidade do tubo de drenagem da sua máquina de lavar. Isso permitirá que você escolha quando deseja capturar sua água cinza ou apenas enviá-la pelo esgoto. Então você pode coletá-lo de duas maneiras diferentes.
Uma é direcioná-lo para um recipiente, muito parecido com os barris de chuva mencionados anteriormente. Você pode drenar a água deste tambor através de uma mangueira e usá-la para irrigar suas plantas. Outra maneira de usar a água da lavanderia é encaminhá-la diretamente para um sistema de irrigação.
Como a água da lavanderia não é completamente estéril ou livre de contaminantes, existem algumas precauções que você deve tomar ao usá-la para irrigar seu jardim. Solte esta drenagem apenas em áreas planas onde ela irá penetrar rapidamente no solo; não o corra através de um aspersor ou permita que ele se acumule. Isso diminuirá a chance de contato humano ou animal.
Ao lavar suas roupas, evite usar alvejante, amaciantes líquidos e sabonetes que contenham sódio ou bórax; essas substâncias podem ser prejudiciais às plantas. Para reduzir os efeitos negativos de tais impurezas, espalhe a água da lavanderia em uma grande área e considere alternar a irrigação com água cinza e água doce.
Como a água cinza pode conter vírus e bactérias, alguns jardineiros hesitam em usá-la em suas hortas. Se você optar por irrigar dessa maneira, use mangueiras de gotejamento no nível do solo para que a água não respingue nas partes comestíveis da planta.
Se você estiver cultivando raízes, pode ser melhor evitar completamente a água cinza, especialmente se ela for comida crua. Embora as chances de contaminação sejam baixas, a única maneira de estar completamente seguro é usar água cinza apenas em grama e plantas ornamentais.
Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.