Reformar a casa pode ser uma questão de vontade ou necessidade, mas, independentemente do motivo, é muito importante se planejar com cuidado e antecedência para que as coisas ocorram da melhor maneira possível, sem estresse e com segurança. 

 

É muito comum ver as pessoas reclamando durante uma reforma, mas isso é porque elas não se prepararam como deveriam. Assim como planejamos outros aspectos de nossas vidas, como uma viagem, um dinheiro que precisamos guardar ou até mesmo um jantar no fim de semana com os amigos, é imprescindível nos planejarmos também para a reforma da nossa casa, até porque esse momento deve ser de empolgação, e não de dor de cabeça.

 

Sendo assim, que tal fazer um planejamento completo focando o que precisa ser feito, o orçamento disponível, a definição de prazos, mão de obra e outros detalhes importantes?

 

Confira as dicas que preparamos para você e dê um start certeiro nessa nova fase da sua vida!

1 - Estabeleça seus objetivos — o que precisa ser reparado e o que você quer que mude?

O primeiro passo de uma reforma, que tem metas a serem cumpridas, é entender quais áreas e cômodos da sua casa precisam de reparos. Se você precisa dar aquela segurada na verba, entender quais são as prioridades é o melhor caminho, mas se esse não é o caso e se o seu budget dá conta do recado, aproveite a reforma para mudar não só o que é necessário, mas também o que você quer que seja renovado.

 

Tendo um planejamento em mãos, ficará muito mais fácil para o arquiteto criar o seu projeto dos sonhos, e sem incluir coisas desnecessárias, encarecendo a obra e te pegando de surpresa.

2 - Defina o orçamento e o teto máximo para gastos excedentes

Com certeza você já ouviu  a seguinte fala: “gastei mais do que eu imaginava com a minha reforma”. De fato, reformar a casa gera muitos gastos, mas às vezes o responsável não se planejou financeiramente ou simplesmente não teve bom senso quanto aos recursos disponíveis. 

 

Sendo assim, é de extrema importância que você não deixe de pesquisar os preços dos materiais e dos profissionais envolvidos, ainda que os consertos sejam de pequena magnitude. Além disso, vale a pena ressaltar que imprevistos acontecem, portanto acrescentar de 15% a 25% para os gastos excedentes pode te ajudar a manter o controle de suas finanças. 

3 - Organize o seu dia a dia e prepare-se psicologicamente

Reformar a casa pode se tornar uma verdadeira aventura, mas para que esse acontecimento traga boas lembranças, organize a sua rotina e curta cada momento. Para isso, entenda como a reforma acontecerá dentro da sua propriedade e se há a necessidade, ou não, de você se mudar durante esse período. 

 

Pó, barulho e pessoas pra lá e pra cá podem gerar um certo incômodo ou estresse dependendo da sua rotina e de quantas pessoas moram com você. Por isso, se preparar para que esse tipo de coisa não seja um impeditivo na realização de suas tarefas diárias te ajudará a curtir esse momento — mas não se esqueça de que aspectos como esses são normais durante as obras, portanto prepare-se psicologicamente.

4 - Contrate um serviço especializado e de confiança — Chame a Acevic Service!

Para que sua reforma ocorra de maneira suave e sem grandes problemas, contrate um serviço especializado, com profissionais de confiança. Muitas vezes, acabamos por negociar com a primeira mão de obra que aparece à nossa frente (às vezes pelo preço baixo, aparentemente sedutor), mas não caia nessa armadilha! Ter profissionais que sabem o que estão fazendo é o ponto-chave para que os reparos na sua casa sejam feitos de forma impecável e com aquele acabamento de se apaixonar. Até porque você não vai querer que em pouco tempo os problemas voltem a aparecer, não é mesmo? 

 

Com o serviço especializado da Acevic Service, você tem a garantia de que seus cômodos serão reformados de modo seguro, com profissionais que têm conhecimentos profundos e usam técnicas atualizadas. Assim, quando as obras estiverem finalizadas, você não será pego de surpresa com outros problemas advindos de um serviço mal feito, tendo que desembolsar mais dinheiro e paciência. Nós também te damos as melhores opções de reparos e possibilidades de acordo com a estrutura da sua casa. 

5 - Dê o toque final e curta sua casa com novos ares

Quando as obras acabam, a felicidade é certa, mas alguns aspectos devem ser refinados para que você curta seus novos ambientes com muito amor e carinho. A primeira coisa a ser feita é usar uma caçamba para retirar todos os resíduos, lixos e entulhos da obra, descartando-os corretamente. 

 

O segundo ponto é a limpeza, a etapa final que vai aperfeiçoar a reforma e deixar a casa totalmente renovada. Como estamos falando de limpeza pesada, contratar um serviço próprio para a realização dessa tarefa é uma boa pedida, pois os profissionais já sabem como proceder quanto à retirada de massa corrida excedente, limpeza de rejuntes e respingos de tinta, aspiração de pó nos trilhos das janelas e portas de correr etc. Por fim, para assegurar que a nova reforma durará por muito tempo, não se esqueça de cuidar da sua casa dia após dia e solicitar um serviço de manutenção preventiva de tempos em tempos. 

 

Agora é só curtir os novos ares e, quem sabe, se planejar para uma nova futura reforma!

Conhece alguém que também está pensando em renovar a casa? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.