Como todo proprietário sabe, há trabalhos de limpeza e trabalhos de limpeza difíceis. Normalmente, você pode lidar com o primeiro com produtos que você tem em casa, como bicarbonato de sódio, vinagre e afins.

 

Mas nenhum deles removerá ferrugem do aço inoxidável ou mofo nas paredes de concreto do seu porão. Qual produto de limpeza você usa então? É aí que o ácido muriático pode ser útil. É um dos limpadores mais fortes que você pode comprar. Mas você não pode usar ácido muriático em qualquer lugar – afinal, é um ácido.

O que é ácido muriático?

O nome ácido muriático é derivado da palavra latina muriaticus , que significa “conservado em salmoura” porque é usado como agente de decapagem para remover óxidos da superfície de metais. É um tipo de ácido, como o nome indica – ácido clorídrico (HCl) para ser específico.

 

O ácido clorídrico é uma forma mais pura e tóxica de ácido muriático. O ácido clorídrico tem um pH normal de 1,5 a 3,5, enquanto o ácido muriático tem um pH de cerca de 1 a 2. O ácido muriático também é menos potente porque é diluído com água (geralmente em torno de 31,5% HCl) e contém impurezas como ferro. As impurezas conferem ao ácido muriático uma cor amarelada e cheiro distinto, em comparação com o ácido clorídrico claro e inodoro.

 

O estudioso árabe Jabir ibn Hayyan – considerado um “pai da alquimia” – é creditado com a descoberta do ácido clorídrico através da alquimia experimental no século VIII, destilando ácido sulfúrico com ácido clorídrico e ácido nítrico. Os estudiosos também o creditam com a invenção de vários processos químicos iniciais, incluindo cristalização, calcinação, sublimação e evaporação.

 

Hoje você pode comprar ácido muriático na maioria das lojas de materiais de construção. Não é tão perigoso quanto o HCl puro, e você pode usá-lo com segurança se tomar precauções.

Como usar o ácido muriático?

A primeira coisa que você precisa fazer ao usar ácido muriático é usar equipamentos de segurança. Isso deve incluir óculos de proteção, um respirador, luvas e roupas de cobertura total, pois a pele exposta pode ser queimada se entrar em contato com o ácido.

 

Depois de ter o equipamento de segurança adequado, você está pronto para ir. O ácido muriático é corrosivo, mas é isso que o torna realmente bom para se livrar de mofo, manchas e ferrugem de uma variedade de superfícies, incluindo tijolo, concreto e pedra e piscinas.

 

Apesar de o ácido muriático ser feito para limpeza, você ainda precisa diluí-lo com água antes de usá-lo. O quanto você enfraquece dependerá do trabalho que você está realizando, mas de acordo com BobVila.com , uma boa fórmula é uma parte de ácido muriático para 10 partes de água.

 

Ao diluir, despeje o ácido na água, e não o contrário. E nunca misture ácido muriático com outros produtos de limpeza.

 

Aplique cuidadosamente essa solução em qualquer molde ou superfície dura e deixe descansar por cerca de 10 minutos, depois enxágue bem com água. BobVila.com diz que você pode pulverizar a área depois com uma solução de amônia de uma parte para 10 partes de água para neutralizar qualquer ácido remanescente. Em seguida, basta deixar a área secar completamente.

 

O ácido muriático também é usado para ajudar a equilibrar o pH na água da piscina. Se o pH estiver muito alto, o ácido muriático pode ajudar a trazer paridade à sua piscina. Mas certifique-se de comprar um limpador de piscina neste caso. Não é diferente de outros produtos de ácido muriático, mas terá instruções completas sobre como usá-lo com segurança em sua piscina. Não é divertido dar um mergulho e sair com queimaduras químicas.

Leve a sério a caveira e os ossos cruzados

Como mencionamos, você pode comprá-lo na maioria das principais lojas de materiais de construção. Mas não fique complacente e ignore o símbolo de perigo no recipiente. O material é venenoso, cáustico e pode causar sérios problemas de saúde sem as medidas de proteção adequadas.

 

Idealmente, use ácido muriático como último recurso de limpeza. Em vez disso, tente primeiro um produto de limpeza menos tóxico. O contato direto com o ácido muriático causa queimaduras químicas na pele, irritação severa nos olhos e na garganta e pode até causar cegueira se entrar em contato com os olhos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

 

Use o ácido muriático apenas em espaços muito ventilados e tome cuidado para descartá-lo adequadamente para reduzir as chances de contaminar lagoas, rios e fontes de água locais, animais e o meio ambiente. 

 

A conclusão é que o ácido muriático é um produto ideal para projetos de restauração e manutenção de casas, se você o manusear com cuidado e descartá-lo adequadamente.

Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.