Nem sempre é fácil encontrar um empreiteiro confiável para projetos de melhoria da casa, mas existem várias maneiras de garantir que você contrate um empreiteiro de qualidade a um preço razoável.

 

“Cada projeto de melhoria da casa é único e requer uma abordagem personalizada do empreiteiro certo para ser bem-sucedido”, diz Matt Ehrlichman, CEO, presidente e fundador da rede de serviços de melhoria da casa Porch Group Inc.

 

“Nosso conselho para os proprietários ao procurar um empreiteiro confiável é ter um plano focado, realizar pesquisas completas e utilizar uma rede confiável para cada projeto”, diz Ehrlichman.

 

Aqui estão 14 passos para encontrar um empreiteiro confiável:

 

  • Tenha um plano detalhado.
  • Esteja ciente do custo atual de mão de obra e materiais.
  • Peça referências.
  • Entrevistar pelo menos 3 empreiteiros.
  • Verifique licenças e seguros.
  • Seja realista sobre a disponibilidade.
  • Escolha o empreiteiro certo para o projeto certo.
  • Assine um contrato e negocie as regras básicas.
  • Certifique-se de que todas as licenças necessárias sejam adquiridas.
  • Espere pagar um depósito.
  • Orçamento para custos inesperados.
  • Converse com o empreiteiro com frequência.
  • Obtenha liberações e recibos de penhor.
  • Não faça o pagamento final até que o trabalho seja concluído.

1 - Tenha um plano detalhado

O primeiro passo em qualquer projeto de melhoria da casa é criar um plano. “Os proprietários devem começar criando um plano altamente detalhado e específico para o projeto para o qual gostariam de solicitar uma oferta”, diz Ehrlichman. “Uma compreensão clara e detalhada do escopo do seu projeto ajuda a garantir que você esteja contratando o empreiteiro certo para o trabalho.”

 

Quanto mais específico for seu plano, mais precisa será sua estimativa de custo.

2 - Esteja ciente do custo atual de mão de obra e materiais

Lembre-se dos aumentos de preços ao obter estimativas. O custo para construir uma nova casa unifamiliar de tamanho médio é 42% maior agora do que em 2019, de acordo com o relatório “Who Builds the House” de 2022 do Bank of America.

 

Uma das principais razões para os aumentos de preços é a escassez de materiais de construção. Os preços dos materiais de construção subiram 19,2% nos últimos 12 meses e subiram 35,6% desde o início da pandemia, segundo a National Association of Home Builders.

3 - Peça referências

Use recursos on-line ou verifique com sua rede pessoal e comunidade para referências. Ehrlichman aconselha a verificar com vizinhos, lojas de ferragens locais e corretores de imóveis anteriores para recomendações personalizadas.

4 - Entrevistar pelo menos 3 empreiteiros

“Os proprietários devem solicitar um mínimo de três propostas de empreiteiros, embora cinco seja o melhor número a ser alcançado”, diz Ehrlichman. “Um processo de licitação completo lhe dará uma boa ideia do preço justo de mercado e pode ajudá-lo a identificar adições ao seu projeto com base nas ofertas de um empreiteiro.”

 

Faça muitas perguntas com uma proposta escrita de cada contratante. A pergunta mais importante a fazer é se o contratante é licenciado e segurado. “Empreiteiros sem seguro podem custar menos, mas o risco financeiro e legal não compensa a economia”, diz Ehrlichman.

 

Você também deve perguntar sobre o cronograma do empreiteiro, horário de trabalho para o trabalho e como eles planejam proteger sua casa contra danos durante a construção. “Por fim, sempre peça referências para ter uma ideia das experiências de outros proprietários trabalhando com o empreiteiro antes de tomar uma decisão final”, acrescenta Ehrlichman.

5 - Verifique licenças e seguros

Cada estado tem diferentes requisitos de licença de contratante, que normalmente você pode verificar através do escritório de trabalho do seu estado. Ehrlichman diz que você também pode verificar seu certificado de seguro atual.

 

“Além disso, a outra qualificação crucial é a experiência”, diz Ehrlichman. “Os proprietários devem perguntar aos empreiteiros em potencial há quanto tempo estão no negócio, em quais projetos trabalharam e ligar para verificar as referências do empreiteiro. Empreiteiros menos experientes não são necessariamente desqualificados, mas trabalhar com um profissional experiente pode ajudar a trazer tranquilidade durante o projeto.”

6 - Seja realista sobre a disponibilidade

Os empreiteiros estão ocupados, especialmente nesta economia. Você pode ter que esperar para iniciar o projeto de construção da sua casa, dependendo da disponibilidade do empreiteiro.

 

Os preços de construção de casas não são o único problema no setor de construção de casas. Para atender à demanda por mão de obra, a indústria da construção precisará atrair quase 650.000 trabalhadores adicionais além do ritmo normal de contratação em 2022, de acordo com um comunicado de imprensa de fevereiro da Associated Builders and Contractors, uma associação comercial para profissionais da construção.

7 - Escolha o empreiteiro certo para o projeto certo

Para garantir que o projeto seja concluído da maneira correta, escolha um empreiteiro especializado no tipo de trabalho que você deseja fazer. Olhe para o trabalho anterior da empresa para ver se é o ajuste certo para sua casa.

8 - Assine um contrato e negocie as regras básicas

Seu contrato deve listar tudo o que você deseja concluir, incluindo prazos, cronograma de pagamento, materiais e números de modelo e quem fornecerá quais materiais. De acordo com Ehrlichman, um contrato padrão deve incluir o seguinte:

 

  • Informações comerciais e de contato da Contratada.
  • Informações de seguro e licenciamento da Contratada.
  • Descrição altamente detalhada do trabalho a ser feito e o cronograma.
  • Termos de pagamento.
  • Processo de como as discordâncias e mudanças no projeto devem ser tratadas.
  • Cláusula de rescisão que protege ambas as partes.

9 - Certifique-se de que todas as licenças necessárias sejam adquiridas

Grandes projetos residenciais provavelmente exigirão licenças de construção. Não ter as licenças necessárias pode violar os regulamentos locais e sujeitá-lo a multas. Isso também pode causar problemas na hora de vender sua casa. Seja cauteloso com qualquer empreiteiro que lhe peça para obter licenças. Embora você pague pela licença como parte do custo do projeto, seu contratado normalmente obterá a licença por conta própria.

10 - Espere pagar um depósito

O contrato pode exigir um adiantamento antes de adicioná-lo ao cronograma e garantir que o projeto avance após a compra de materiais.

 

Você também pode negociar o adiantamento, incluindo o valor e as condições de pagamento. A maioria dos estados limita o quanto um empreiteiro pode pedir como adiantamento antes do início do trabalho. Se o seu estado não tem limite, a entrada típica fica entre 10% e 25% do custo do projeto, segundo Angi.

 

“As opções de pagamento variam de contratado para contratado, mas normalmente incluem dinheiro, cheque e transferência bancária”, diz Ehrlichman. “Em termos de cronograma de pagamento, você provavelmente usará um contrato de depósito e pagamento final, pagamentos baseados no andamento do trabalho ou pagamentos baseados em tempo. Certifique-se de que os detalhes do acordo de pagamento estejam claros em seu contrato.”

11 - Orçamento para custos inesperados

Uma estimativa de custo é apenas uma estimativa. Manter os projetos de construção de casas dentro do orçamento é difícil e pequenas surpresas podem aumentar o custo total. Separe de 10% a 20% do seu orçamento como uma almofada para despesas inesperadas.

12 - Converse com o empreiteiro com frequência

Converse com seu empreiteiro com frequência para confirmar que tudo está no caminho certo e que seu projeto está progredindo de acordo com o cronograma definido. Um bom empreiteiro deve fornecer atualizações frequentes e, se você vir algum problema em potencial, diga algo imediatamente. Se não for dito, quaisquer problemas serão mais difíceis de corrigir mais tarde.

13 - Obtenha liberações e recibos de penhor

Se o seu empreiteiro não pagar seus subempreiteiros ou fornecedores, um penhor de um mecânico ou um penhor de construção pode ser colocado contra sua casa. Em casos extremos, tentativas de cobrança dessa dívida podem forçar a venda de sua casa para cobrir o valor não pago. Solicite cópias de recibos de todos os materiais, além de liberações de ônus de todos os subcontratados e do empreiteiro geral antes de pagar.

14 - Não faça o pagamento final até que o trabalho seja concluído

O pagamento final só deve ser feito se você estiver completamente satisfeito com o trabalho concluído, bem como após o recebimento das liberações e recibos de ônus. Isso também deve ser estabelecido em seu contrato e cronograma de pagamento.

Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.