Não é incomum que os porões fiquem molhados, ou pelo menos úmidos. Na verdade, cerca de 60% de todas as casas com porões sofrem com inundação no cômodo. E um porão molhado, como você provavelmente suspeitaria, não é uma coisa boa. Pode levar a uma variedade de problemas, incluindo mofo. A água em um porão também pode apodrecer o drywall e a estrutura de uma casa.

 

Há muitas razões pelas quais seu porão pode não estar seco, mas o principal culpado é que a água da chuva ou até mesmo do derretimento da neve esteja penetrando do lado de fora através de um vazamento (ou vazamentos) na fundação. Além disso, pode haver um vazamento de cano ou canos umedecidos pela condensação.

 

Por enquanto, vamos supor que a água da chuva e o derretimento da neve sejam os culpados. Quando chove ou a neve derrete, a água escorre do seu telhado em direção à fundação da sua casa. A água, sendo água, sempre flui para seu nível mais baixo – um fato imutável da física. Ele saturará o solo perto da casa e penetrará nas rachaduras da fundação. A água também pode penetrar nas paredes de concreto.

 

Portanto, o primeiro passo na mitigação é descobrir por que seu porão inunda. Se o seu porão vazar após uma chuva forte ou na primavera, quando a neve derrete, a resposta é bastante evidente: a água está vindo de fora [fonte: familyhandyman.com]. O próximo passo é localizar onde em seu porão a água está migrando. Depois de determinar ambos, o próximo passo é interromper o fluxo. 

1 - Afaste a Água

Se sua casa não tiver calhas, considere instalá-las ou instalá-las através de um profissional. 

 

A chave para resolver um problema de vazamento no porão é direcionar a água para longe da fundação da casa. As calhas podem ajudar muito. As calhas captam a água da chuva e as transportam. Se sua casa não tiver calhas, considere instalá-las. E este próximo passo é crítico: conecte extensões de dreno horizontais com pelo menos 1,2 metros de comprimento às calhas. Eles direcionarão a água para longe da borda da fundação da casa e para longe do porão.

 

Se você já tem calhas, limpe-as. As calhas não funcionarão se estiverem cheias de folhas e galhos. Caso contrário, quando chover, a água pode cair como uma mini cachoeira direto até a borda da sua fundação [fonte: Brasler].

 

Outra maneira de direcionar a água para longe da fundação da sua casa é nivelar o solo para longe da fundação. Isso é mais complicado do que adicionar calhas, mas pode ajudar. 

 

A inclinação deve ter pelo menos 1,8 metros de largura, caindo para cerca de 10 centímetros de distância da fundação. Você também pode cobrir a inclinação com folhas de plástico para proteção adicional. Esconda a cobertura com terra e simplesmente plante grama sobre ela, ou jogue cobertura morta ou pedra em cima.

2 - Vazamentos de remendo e paredes impermeáveis

Você pode facilmente impermeabilizar as paredes e pisos do porão. 

 

Remendar vazamentos em sua fundação provavelmente não impedirá que toda a água entre no porão. Para fazer isso, você precisará de cimento hidráulico. O cimento hidráulico coloca uma tampa na água que entra pelas paredes. Fixa e endurece rapidamente. Depois de misturá-lo, é viável por apenas cerca de 10 a 15 minutos, portanto, certifique-se de estar pronto para usá-lo antes de misturar.

 

Primeiro, limpe a superfície da fundação. Se houver sujeira, poeira ou óleo, isso impedirá a colagem do cimento. Escovas de arame funcionam bem.

 

Em seguida, livre-se de todas as partículas soltas na base, não importa o tamanho. Use uma espátula para espalhar o cimento na superfície.

 

Você também pode impermeabilizar suas paredes. A impermeabilização continua como a tinta, mas não a espalhe muito fina. A ideia é colocar impermeabilização suficiente para que afunde nos poros e rachaduras nas paredes.

 

Além disso, escove a impermeabilização em todas as direções diferentes. Isso garantirá que a impermeabilização chegue onde for necessária. Claro, limpe as paredes primeiro com a escova de arame acima mencionada. Então dê uma pausa. Depois que a primeira demão estiver seca, aplique uma segunda demão.

 

Você também pode impermeabilizar a parede externa da fundação com uma substância semelhante a alcatrão ou asfalto. Se você tem uma casa mais nova, é provável que a fundação já esteja à prova de umidade. Mas lembre-se de que a impermeabilização da umidade falhará com o tempo. 

 

As membranas impermeabilizantes de fundação também são uma alternativa, embora esse trabalho seja caro e melhor deixar para os profissionais. Feitas de asfalto emborrachado preso a um filme de polietileno à prova d’água, as membranas devem ser instaladas na parte externa da fundação. 

3 - Controlando a Condensação e a Umidade

Envolver os tubos com espuma isolante ajudará a impedir a formação de condensação ao redor deles.

 

Como mencionado anteriormente, a condensação e a umidade podem deixar um porão úmido. A condensação ocorre quando a água dos canos frios reage ao ar quente. Se você não acredita nisso, vá para o porão em um dia úmido e observe a condensação pingar no chão.

 

Para impedir a formação de condensação, você pode instalar isolamento de espuma em torno de seus tubos. É barato e fácil de instalar. A espuma é aberta longitudinalmente para que você simplesmente a deslize em seus canos. Corte o excesso com uma tesoura ou estilete.

 

Você também pode isolar as paredes do porão para ajudar a evitar a condensação. Painéis de isolamento de lingueta e ranhura de espuma estão disponíveis e não exigem um mestrado para serem instalados. No entanto, e este é um grande porém, não isole qualquer lugar onde a água esteja infiltrando. Você só vai piorar as coisas dando ao mofo um terreno fértil para se multiplicar.

 

A umidade também é um problema e não há muito o que fazer quando está úmido lá fora. Mas você pode reduzir o nível de umidade usando um desumidificador. Alguns desumidificadores são trabalhosos. Quando eles estão cheios você tem que drená-los. 

 

No entanto, alguns desumidificadores permitem que você conecte uma mangueira que pode ser executada em um dreno de piso. Outra coisa que você pode fazer para reduzir a quantidade de vapor de água no ar do porão é certificar-se de que a linha de exaustão da sua secadora esteja bem vedada. Tudo que você precisa é de fita adesiva para fechar todas as aberturas.

 

Claro, a melhor maneira de impermeabilizar seu porão é instalar um sistema de drenagem. O sistema inclui tubulação e uma bomba de depósito, que move a água para fora. Esses sistemas são caros, embora o custo dependa do tamanho do seu porão e de quanto trabalho é necessário para a instalação. O piso de concreto tem que ser quebrado; tubulação e a fiação devem ser instaladas; e, em seguida, o piso tem que ser colocado de volta.

 

O melhor conselho pode ser conversar com um empreiteiro para descobrir o que pode ser feito para manter seu porão seco. Existem outros caminhos, além desses que mencionamos aqui, que podem fazer mais sentido para sua situação. Mas não importa o que aconteça, você definitivamente deve secar o porão.

Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.