A pintura é uma ferramenta de design interessante. Ele adiciona cor e profundidade aos ambientes internos e pode ajudar a criar ilusões de ótica que fazem os ambientes parecerem maiores, menores, mais largos ou mais estreitos.
A pintura pode fazer com que os quartos sujos pareçam limpos e iluminar os cantos opacos. A tinta pode até imitar a aparência de pedra e outros materiais texturizados.
A pintura é uma das atualizações mais baratas e eficazes que você pode fazer antes de colocar sua casa no mercado. É também um projeto fácil de fazer você mesmo. Se você já viu salas com pinturas realmente ruins, descobriu uma coisa que a pintura não pode fazer.
Sim, existem produtos de pintura que facilitam o processo, mas se uma parede estiver muito manchada, suja, gordurosa ou escorregadia, a tinta também não será aderida ou não fornecerá uma boa cobertura. Isso não significa que as manchas não podem ser pintadas, elas só precisam ser cuidadosamente preparadas primeiro.
As manchas vêm em todas as formas, tamanhos e origens. De um filme amarelo de nicotina a uma de uma goteira do telhado com vazamento.
A madeira também pode ser problemática. A madeira manchada pode ser difícil de cobrir e um verdadeiro desafio se a superfície tiver sido envernizada.
Em paredes manchadas, envernizadas ou muito sujas, a tinta tem tendência a não aderir, pelo que pode ser necessário um bom pré-tratamento. Para que a tinta grude, as paredes precisam estar limpas. No caso de paredes manchadas de nicotina, isso significa uma limpeza completa com um forte agente de limpeza e desengorduramento. O resíduo químico em camadas de fumaça de cigarro pode ser difícil de combater, mas TSP (fosfato trissódico) ou amônia são eficazes.
Depois que o cheiro e a maior parte do amarelo desaparecerem e a parede tiver tempo para secar completamente ao longo de um ou dois dias, aplique o primer e pinte como faria normalmente.
Tintas de esmalte e primers (à base de óleo) podem ser um incômodo para trabalhar, mas oferecem ótima cobertura. Eles também criam uma barreira entre a tinta antiga e a nova, eliminando grande parte do potencial de sangramento. Se ainda houver um fumante em casa, a tinta à base de óleo também é lavável.
Ao lidar com manchas de água, há alguns problemas que precisam ser resolvidos antes da pintura. O primeiro é o crescimento do mofo. O mofo nem sempre se desenvolve em paredes úmidas. Não é preciso muita umidade para deixar uma mancha, no entanto, quando o mofo se desenvolve, pode ser um problema de saúde, então pintar sobre ele não é uma opção até que você saiba que o mofo está morto. Para áreas pequenas, mate as colônias de mofo com alvejante à base de cloro.
Se a área descolorida for maior que 1 metro e você vir uma descoloração preta, cinza, branca, amarela ou verde que cheira a mofo e parece áspera, algodoada ou aveludada, não tente lidar com o problema sozinho. Chame um especialista em inspeção de mofos. Se o local for pequeno, cheirar a limpo (não a mofo) e parecer descolorido, mas apenas pela água, certifique-se de que está seco antes de tentar pintar sobre ele.
Como as manchas de água são escuras, elas precisam de cobertura pesada. Existem tintas e primers especiais no mercado que oferecem a cobertura densa necessária para evitar que as manchas de água fiquem fantasmas através das camadas de tinta reaplicadas.
Se a mancha for pequena, você também pode tentar várias camadas de primer e tinta convencionais. Ao aplicar tinta em manchas de água, pedaços de tinta velha e gesso normalmente se desprendem. Se você não estiver lidando com uma superfície texturizada, escove o máximo possível de material solto e reboco se necessário antes de repintar.
As paredes e portas de madeira manchada são tipicamente escuras e podem ser tão lisas (ou envernizadas, lacadas ou esmaltadas) que a tinta não adere. Para preparar paredes de madeira manchadas, lixe a superfície levemente com uma lixa de grão fino. Uma vez lixada e completamente limpa (o processo cria muita poeira), a superfície pode ser preparada e pintada com relativa facilidade com tintas à base de óleo e algumas tintas látex.
Dependendo da cor da mancha de madeira, o processo pode levar várias demãos de tinta [fonte: Coleman].
Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.