Cuidar bem da nossa casa requer atenção aos detalhes e preocupação com todas as estruturas e sistemas que a compõem. A parte hidráulica, por exemplo, desempenha um importantíssimo papel e, portanto, é preciso investir em manutenção para garantir o seu bom funcionamento. Caso contrário, nosso lar pode apresentar problemas como vazamentos, infiltrações, formação de mofo e umidade nas paredes, entre outros problemas que, com certeza, queremos evitar.
Se as instalações hidráulicas da sua casa estiverem danificadas, além de comprometer a parte estrutural, como paredes, pisos e tubulações, os vazamentos também são computados como gastos com água, aumentando o valor da sua fatura no final do mês. Tudo isso ainda sem contar o imenso desperdício, configurando uma situação nada sustentável para o meio ambiente.
Para evitar esses e outros inconvenientes, confira 5 dicas que preparamos para você!
A primeira dica é prestar atenção não só nos vazamentos externos e, portanto, visíveis aos olhos. Um cano estourado e muita água escorrendo é o que pode vir à nossa mente em primeiro lugar, mas os vazamentos internos são os mais perigosos.
Eles podem acontecer devido a um entupimento, um pequeno furo no encanamento ou, ainda, por causa de tubos velhos e desgastados que não aguentam a pressão da água e a constância de uso dependendo da idade da construção.
Para identificar rapidamente se sua casa está com vazamento, teste a caixa d’água. Feche totalmente o registro de saída do reservatório e da boia e marque o nível de água. Se depois de 1 ou 2 horas houver diferença, há vazamento. Você também pode observar o medidor de água, se ficam estáticos com os registros fechados, ou não.
Caso você possua algum vazamento oculto, que pode ser percebido na conta de água mas não pode ser visto a olho nu, chame a Acevic Service para o serviço de caça-vazamento. O problema na certa será resolvido!
Observe também que infiltrações são mais traiçoeiras do que os vazamentos. Elas podem se originar na água do banho, descarte da máquina de lavar roupa, ou até mesmo chuva. Ou seja, aos poucos vão danificando o imóvel, muitas vezes de forma bem sorrateira.
Paredes úmidas, gotejamento vindo do teto ou até mesmo uma mudança de cor e bolhas na pintura são vestígios de uma possível infiltração. Rachaduras, desprendimento do revestimento e mau odor também são características do problema.
As causas são várias: entupimentos, canos estourados ou com fissuras, tubulações mal instaladas ou desgastadas, falta de impermeabilização etc. Não importa qual seja o motivo, ao menor sinal, preste atenção! Afinal, quando as infiltrações estendem-se por muito tempo, é possível o surgimento de mofo, um dos principais causadores de doenças respiratórias.
As áreas “molhadas” da casa podem ter mais chances de sofrer com vazamentos e infiltrações. Se você estiver construindo sua casa ou passando por uma reforma, certifique-se de escolher um revestimento de qualidade, tintas antiumidade, como a acrílica e a epóxi, torneiras compatíveis e vasos sanitários com boa vedação. Para as tubulações você encontrará opções em cobre, pvc, pex, cpvc, ppr, de acordo com o uso: água quente, fria, águas servidas ou pluviais. O material adequado ao uso evitará o desgaste precoce do material.
Perfurações acidentais nas paredes podem ocorrer na hora de instalar algum móvel ou decoração. Sempre certifique-se de que, ao perfurar a parede, não há o risco de atingir a tubulação. Nesse caso, a água pode escorrer e penetrar na alvenaria da casa, causando muito transtorno. Caso você precise fazer instalações e não tenha um projeto de suas instalações hidráulicas, chame a Acevic Service e teremos prazer em levar um scanner de parede, que detecta onde elas estão para que você não passe por este transtorno.
Fazer um check-up hidráulico de tempos em tempos ajuda a manter a robustez da casa e os sistemas em bom funcionamento. Para isso, contrate um profissional, que terá as competências e instrumentos necessários para a verificação correta. Caso haja alguma anormalidade, será muito mais tranquilo contornar a situação no início do incidente, evitando problemas maiores.