Finalmente chegou aquele tão sonhado momento! Você já está com tudo certinho para pegar a chave da sua nova moraria e a data já foi marcada junto à construtora para a realização da vistoria do apartamento novo. Embora a euforia seja enorme, vale lembrar que esse momento exige muita atenção e responsabilidade!

 

Isso porque existem grandes chances de que a entrega tenha alguns detalhes diferentes do que foi atestado em contrato e até mesmo podem surgir algumas questões negativa com relação à construção. E quando isso acontece?

 

Há uma série de pequenas armadilhas que podem tornar esse dia, que tinha todo potencial para ser memorável, em um momento de muita dor de cabeça. Entretanto, muitas dessas questões poderiam ser rapidamente identificadas se o futuro morador estive acompanhado de um arquiteto.

 

Questões como desnível no piso, problemas na parte elétrica e também hidráulica, assentamento mal feito no revestimento, vazamentos, esquadrias sem a vedação adequada, lajes com ondulação, ralos entupidos, paredes tortas, entre outros pontos podem ser mais comum do que muitos imaginam.

 

Por mais que o futuro morador tenha uma visão clinica para identificar pequenos defeitos (e até mesmo defeitos que eventualmente sejam maquiados pela construtora) muitos acabam passando batidos. Por isso, procure ter o apoio de um profissional de arquitetura e você evitará grandes transtornos no futuro!

 

Confira nesse artigo questões básicas que precisam de muita atenção no momento da vistoria do apartamento novo e como isso pode tornar o sonho ainda tranquilo!

1 - Na hora de realizar a vistoria do apartamento novo teste, observe e fuce!

Na hora de fazer a vistoria do apartamento novo é importante assumir um papel de um detetive cauteloso! Isso mesmo, fuçar, observar e testar é fundamental para que nenhum detalhe passe diante dos seus olhos sem a devida atenção.

 

Na companhia de um arquiteto esse processo fica ainda mais minucioso, isso  porque ele saberá exatamente quais os critérios primordiais e também onde podem estar os focos mais comuns de erros por parte das construtoras. A experiência nesse caso pode poupar muito tempo!

 

E falando em tempo, a dica é não ter pressa! Isso porque caso você faça essa avaliação sem tempo, correndo, poderá provavelmente deixar algum detalhe passar.

 

Evitar que esses pontos sejam ignorados é fundamental, pois as construtoras colocam prazos de garantias com prazos diferentes para cada tipo de item, como esquadrias, piso, parte elétrica e hidráulica, entre outros.

Começando a testar: Quais os procedimentos padrões que você precisa levar em conta!

Existem algumas ações bem simples que podem tornar o processo de vistoria bem eficiente.

2 - Pontos elétricos

O ideal é conferir se todos os pontos de energia estão funcionando bem, incluindo tomadas, interruptores e luminárias (quando inclusas).

 

Caso a energia já esteja ligada, a dica é fazer também o teste de cada tomada. Para isso, leve uma luminária ou algum item portátil que precise de energia para ser ativado. Se já houver soquetes instalados, lembre-se de testa-los com uma lâmpada também.

3 - Interfones

Realize o teste do aparelho ou dos aparelhos, caso tenha mais de um no seu apartamento. Se estiver dando linha, faça uma simulação interfonando para a portaria, para avaliar a qualidade do som do aparelho.

4 - Hidráulica

Você e seu arquiteto deverão abrir todas as torneiras e conferir se a água está com um escoamento ideal. Ainda com a torneira aberta confira na parte inferior das bancadas se há algum tipo de vazamento no sifão ou em outros lugares. Faça também uma avaliação nas louças e metais e confira se eles apresentam um estado adequado, com a ausência de riscos, amassados ou lascas. No memorial descritivo do imóvel haverá informações das marcas usadas para esses itens – confira se eles batem com os que foram instalados.

5 - Vaso sanitário

Teste também a descarga do vaso sanitário e avalie a existência de vazamento. Se tiver caixa acoplada, levante a tampa e verifique se o mecanismo é acionado automaticamente para encher o reservatório após acionar a descarga.

6 - Teste do balde

Verifique se as áreas molhadas (lavanderia, box do banheiro, etc) estão com o caimento de água ideal. Para tanto, jogue um balde com água nessas áreas e verifique se ela irá para a direção dos ralos. Confira também se eles estão entupidos ou com cheiro ruim.

7 - Portas

Teste todas elas! Abra e feche quantas vezes achar conveniente e verifique se elas estão emperrando na parte superior ou no piso e avalie se as chaves estão trancando corretamente.

8 - Esquadrias

O mesmo serve para todas as janelas, confira se o fechamento está ok, se os trincos estão conservados, se há resíduos nos vidros, riscos ou outros detalhes pertinentes. Verifique o alinhamento das folhas quando estiverem fechadas. Se eles estiverem desalinhadas, apresentando uma fresta maior na parte superior ou inferior, peça para que elas sejam niveladas novamente.

9 - Pisos e Azulejos

Avalie se esses itens estão bem instalados, se há peças trincadas ou soltas e também se o rejunte está bem feito. Se identificar alguma peça com problemas, marque com um lápis ou adesivo. Dê algumas batidinhas também para perceber se há alguma peça oca.

10 - Pintura

Avalie as paredes com cuidados, conferindo se há alguma rachadura, tinta em excesso, manchas e se a base está lisa. Fique atento também com as pinturas do teto e das portas e batentes.

Deu para perceber que a lista de itens é bem extensa né? Por esse motivo, fazer esse procedimento em companhia de um arquiteto pode ser ótimo. Ele certamente terá mais expertise para identificar detalhes muito mais rapidamente do que você, alguns até mesmo impossíveis de serem percebidos por alguém que não entende do assunto.

 

Além disso, se você pretende fazer uma obra de reforma nele, convide o arquiteto para acompanhar você na hora de fazer a vistoria do seu novo apartamento, muitos profissionais acabam não cobrando nada por esse serviço caso o projeto da obra também seja feito com ele. Então aproveite essas dicas e gaste mais tempo pensando na decoração do que em questões mais técnicas!

 

O que você achou desse post? Ele foi útil para você?

 

Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.