Poucas coisas melhoram a decoração de uma casa mais do que uma planta verde saudável aninhada em um balcão de cozinha, um arranjo em uma mesa ou um vaso de palmeira perto de uma janela tomando sol. E depois há o benefício adicional de que essas plantas de casa contribuem para a qualidade do ar da casa.
Durante décadas nos disseram que a poluição do ar em ambientes fechados – a estranha mistura de emissões tóxicas criadas a partir de materiais sintéticos usados na construção de casas e móveis domésticos, bem como substâncias orgânicas como fungos e vírus no ar – poderia ser melhorada pela adição de plantas domésticas em o ambiente. Mas de onde surgiu essa ideia?
Era uma teoria supostamente apoiada por um estudo da NASA de 1989 pelo cientista Dr. Bill Wolverton. Especificamente, Wolverton e seus colegas estavam procurando maneiras de remover compostos orgânicos voláteis ou COVs do ar, partículas que não podem ser filtradas com um filtro comum.
Eles tiveram a ideia de introduzir “plantas superiores e seus microrganismos do solo associados” como uma forma de liberar alguns dos produtos químicos orgânicos sintéticos em ambientes hermeticamente fechados (como laboratórios e naves espaciais) e experimentaram plantas específicas para provar ou refutar sua teoria.
Houve vários problemas com a pesquisa, mas a principal falha no estudo é que as casas (ao contrário das naves espaciais) não são câmaras hermeticamente seladas. Há vazamentos em torno de portas e janelas e eles não são feitos dos mesmos materiais. Um memorando de 1992 sobre o estudo da NASA pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA concluiu que “para alcançar a mesma taxa de remoção de poluentes alcançada no estudo da câmara da NASA” seria necessário ter “680 plantas em uma casa típica”.
O Dr. Michael Waring, professor associado de engenharia arquitetônica e ambiental da Faculdade de Engenharia da Universidade de Drexel, revisou estudos, incluindo a pesquisa da NASA, e determinou que, embora as plantas de casa façam grandes acréscimos estéticos ao meio ambiente, isso é tudo o que elas fazem. Waring e seus colegas da Drexel publicaram suas descobertas na revista Nature em novembro de 2019.
Estudos mostraram que viver com várias plantas de casa pode ajudar a reduzir o estresse físico e mental.
Agora, só porque as plantas não fazem o ar mais limpo não significa que elas não fazem você se sentir melhor. Um estudo de 2015 diz que a interação com plantas domésticas reduz o estresse físico e emocional, e a pesquisa da Universidade Estadual do Kansas diz que plantas e flores promovem a cura. Então, verificamos com o especialista, James T. Murphy, um agente de extensão do condado do serviço de extensão cooperativa da Universidade da Geórgia.
Murphy trabalha na área do programa Agricultura e Recursos Naturais (ANR) de serviços de extensão, que tradicionalmente cobre a produção agrícola e pecuária. Nos condados suburbanos, onde Murphy trabalha, a ANR normalmente lida com perguntas de proprietários e pequenos produtores. Perguntamos a ele qual é a coisa mais importante a saber sobre o cultivo de uma planta de casa.
“Para o produtor iniciante, o princípio que usamos quando falamos de qualquer tipo de planta é ‘planta certa, lugar certo'”, diz Murphy. “Em outras palavras, consideramos o que o espaço oferece, então o que faz sentido lá.”
O crescimento das plantas é mais afetado por quão bem você é capaz de equilibrar a luz necessária, temperatura, umidade (umidade no ar), água (qualidade e quantidade), nutrição (fertilizante) e o solo ou meio de cultivo apropriado. Cada planta é diferente e as necessidades que as espécies têm dentro das mesmas plantas podem variar. Lembre-se: não importa como você adquire sua planta – seja uma compra ou um presente – obtenha instruções detalhadas sobre como cuidar da planta, incluindo:
Murphy forneceu uma lista de plantas de casa para o cultivador iniciante e algumas dicas para ajudar as plantas a permanecerem felizes e saudáveis. Aqui estão as sugestões dele:
“Se você passou algum tempo na internet, especialmente Instagram ou Pinterest, você sabe que as suculentas são muito populares”, diz Murphy. Do ponto de vista da manutenção, seria difícil encontrar uma planta mais fácil de cuidar. “Elas são provavelmente o retorno mais fácil do investimento para o esforço”, acrescenta.
As suculentas são de manutenção super baixa, tornando-as umas das plantas mais fáceis de cuidar.
Dicas profissionais: Encontre o local certo. “A luz é importante para todas as plantas, mas especialmente para suculentas”, diz Murphy. Suculentas gostam de pelo menos quatro horas de sol por dia. Elas também são o fermento das plantas. É fácil propagar suculentas e compartilhá-las com amigos.
Se você vive em um clima com alta umidade e tem uma varanda ou varanda fechada, tente cultivar uma bromélia. E se você tiver a sorte de fazer uma bromélia florescer – chama-se bráctea – a “floração” pode durar vários meses.
Dicas profissionais: As bromélias não requerem muita rega ou fertilização, e os requisitos de luz podem variar de sombra a pleno sol, dependendo da espécie.
Estas plantas populares podem variar desde a variedade à direita com pequenas folhas em forma de coração até o filodendro maior esperança selloum ou filodendro de árvore com as distintas folhas divididas. Essas plantas podem crescer até 1,5 metros de altura.
Dicas profissionais: Todas as espécies de filodendros gostam de umidade e luz. Eles crescerão em direção à luz, portanto, gire sua planta ocasionalmente para garantir um crescimento uniforme. Eles são sensíveis ao excesso de água; um filodendro de árvore não deve precisar ser regado mais de uma vez por semana.
Murphy tinha um lugar suave em seu coração para essas plantas de casa fáceis de manter, às vezes variadas. “Minha mãe me deu uma planta-aranha que saiu de sua planta-aranha quando fui para a faculdade”, diz ele. “Eu ainda tenho isso até hoje.” Na verdade, Murphy aprendeu que as plantas-aranha têm um apelido regional, “mala madre”, que significa “mãe ruim” porque a planta cresce plantas bebês chamadas “filhotes”. Os filhotes parecem pequenas aranhas, dando o nome à planta.
As plantas-aranha são fáceis de propagar para que você possa compartilhá-las com os amigos.
Dicas profissionais: As plantas de aranha não gostam de luz solar direta e são sensíveis à temperatura. “Observe-os durante o inverno e mantenha-os longe da janela se estiver muito frio”, diz Murphy.
Esta planta de casa tem sua própria sociedade em crescimento, convenção anual e site proclamando-a “planta de casa favorita dos americanos”. De acordo com Murphy, as pessoas às vezes lutam com a violeta africana porque requer luz (e temperatura) adequada. “Mas se você prestar atenção e der tempo, pode florescer lindamente por muito tempo.”
Dicas profissionais: Mantenha suas violetas africanas em um local bem iluminado, onde a temperatura permaneça entre 18 e 26 ºC. Suas plantas precisam ficar levemente úmidas (mas não molhadas), em uma mistura leve e porosa.
Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.